top of page

OAB/MG realiza Colégio Virtual de Presidentes de Subseções



A Seccional Mineira realizou o primeiro Colégio Virtual de Presidentes de Subseções de 2021, na última sexta-feira (5/3). O encontro debateu as principais demandas da advocacia no estado, ouvindo os presidentes em relação às questões regionais.


O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, agradeceu a compreensão dos presidentes neste momento de pandemia e destacou as ações da atual gestão. "Recebemos a Ordem com muitas dívidas e medidas de austeridade foram necessárias para reorganizar a casa. Temos experiência na administração da OAB e continuaremos trabalhando em prol do fortalecimento da classe, ouvindo as subseções e dando todo apoio necessário", enfatizou.


Durante todo o dia, os presidentes das subseções puderam apontar e discutir os principais gargalos e desafios para a advocacia na atualidade. Sugestões foram feitas para o apoio às subseccionais e à advocacia.


Foram debatidas questões sobre as atividades oferecidas pela Escola Superior de Advocacia, o panorama da OAB Minas e o atendimento ao advogado na pandemia, a atuação dos advogados junto aos cartórios, além de assuntos como anuidade, inadimplência e ainda foi apresentado o programa Anuidade Zero.


Também fizeram parte da pauta às ações da CAA e a vacinação em 2021, a questão da ética - publicidade e propaganda, a jovem advocacia, o pagamento dos dativos, e ainda a readequação dos espaços da OAB/MG nos fóruns.


Para o diretor de apoio às subseções, Raimundo Cândido Neto, o encontro teve o protagonismo dos dirigentes subseccionais, com discussões de temas comuns das OAB´s locais. "Foi um encontro muito profícuo e produtivo para entender e abordar questões específicas de cada região", ressaltou.


Ainda em sua fala, Raimundo Neto destacou sobre os advogados dativos e, juntamente com o secretário-geral, Adriano Cardoso, apresentou a possibilidade da realização de um acordo com a Advocacia Geral do Estado para concretizar a resolução do pagamento por parte do Estado.


O Colégio Virtual contou ainda com a explanação do consultor-geral de técnica legislativa do Estado, Márcio Luís de Oliveira, que abordou a essencialidade da advocacia durante a pandemia e fez um apanhado da situação em Minas, em especial a onda roxa em algumas regiões. Atualmente, Minas Gerais tem 26 subseções na onda roxa do Plano Minas Consciente.


O presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Minas e vice-presidente da ANOREG-MG, Eduardo Callais, anunciou a parceria entre a OAB Minas e ANOREG alertando sobre a importância da presença do advogado para a prática de atos em cartórios orientando o cidadão sobre os direitos e deveres.


Já o presidente do TRT 3ª Região, desembargador José Murilo de Morais, falou sobre as audiências e o funcionamento da justiça do trabalho na pandemia. Ele destacou que no ano de 2020 o Tribunal realizou 56 mil audiências na capital e 138 mil no interior, entre audiências presenciais e virtuais. "A preocupação da nossa gestão é sempre atender bem os jurisdicionados e a advocacia, pois a classe não pode ficar parada".


Participaram da reunião e apresentaram pautas os dirigentes da Seccional Mineira, são eles: o presidente da CAA/MG, Luís Cláudio Chaves; a vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica; a secretária-geral adjunta, Valquíria Valadão; o diretor tesoureiro, Alexandre Figueiredo Urbano; o tesoureiro adjunto, Fabrício Almeida; o diretor institucional, Marco Antônio Freitas; e a diretora da ESA, Silvana Lobo.


Fonte: OAB/MG

Comments


  Post em Destaque
Posts Recentes
bottom of page